A adesão dos municípios no Programa do Governo Federal Viver Sem Limites e sua implantação no Estado de Mato Grosso será tema de Audiência Pública, a realizar-se NESTA quinta-feira, 27 de junho de 2013, às 16 horas, no auditório Milton Figueiredo.
”O principal objetivo é conscientizar as autoridades em todas as áreas quanto à importância de aproveitar o recurso de R$ 7,6 bilhões para ações de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade”, explica o deputado estadual Luiz Marinho (PTB).
O parlamentar ressalta a importância do projeto que dá autonomia à vida das pessoas com deficiência. Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano promoverá a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis à população.
O Viver sem Limites tem metas para serem implantadas até 2014 com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto por 15 órgãos do Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Enfim, a Audiência Pública terá o intuito de informar ao Cidadão, às autoridades e discutir com eles as garantias que o projeto traz ao deficiente. Marinho alerta para a necessidade de discutir com os municípios à adesão ao Projeto Viver Sem Limites, garantindo a execução até 2014 quando finda o prazo.