O abuso de drogas, lícitas ou ilícitas, tem sido uma das causas do crescimento indiscriminado da violência não só no Brasil, mas em todo o mundo. Além de trazer sérias implicações para os usuários, reflete nas famílias e na sociedade em geral. Com esta preocupação, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-MT), por intermédio do deputado Mauro Savi (PR)realizará uma audiência pública na próxima quinta-feira (21), às 15h, para discutir medidas de prevenção às drogas.
A audiência requerida pelo deputado faz parte da programação da IX Semana Nacional de Prevenção às Drogas e da VI Semana de Prevenção às Drogas, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), através da Coordenadoria Geral de Prevenção as Drogas, juntamente com parceiros.
Na programação da audiência pública estão previstos vários painéis e debates sobre os respectivos assuntos. Entre os temas propostos estão a Lei sobre Drogas-11.343/06, Justiça Terapêutica, Lei Maria da Penha, “Importância da Família no Tratamento do usuário/dependente de álcool e drogas”, AMOREXIGENTE (AE), “Importância dos Grupos de auto-ajuda no Tratamento do usuário/dependente de álcool e drogas”, Alcoólicos Anônimos (AA), Atendimento aos usuários de álcool e drogas – Não Governamentais (Comunidades Terapêuticas) e Atendimento aos usuários de álcool e drogas – Governamentais.
Entre os palestrantes convidados estão juízes Mário Roberto Kono, do Juizado Criminal Unificado de Cuiabá/MT e da Vara da Família/Violência contra Mulher, e Maria Cristina de Oliveira Simões, da 9ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá/MT, membros do grupo AMOREXIGENTE e da Irmandade A.A., o coordenador da Clinica de Tratamento a dependentes químicos Limiar, Gonçalo Agnolon, e a coordenadora de Ações Programáticas da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MT, Áurea Assis Lambert.
O início da audiência, que será realizada no auditório Licínio Monteiro, da Assembléia Legislativa, está previsto para às 15h e o término para às 18h.
Além desta audiência, várias atividades estão previstas para a Semana de Prevenção às Drogas, que será aberta oficialmente nesta terça-feira, às 08h no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.
De acordo com a coordenadora de Prevenção às Drogas do Conen, Maria Elisa Limeira, o uso indevido de drogas tem sido uma preocupação em todo mundo. Segundo ela, a situação é agravante, principalmente entre crianças e adolescentes, pois as configurações que as famílias assumem na sociedade capitalista acabam por diminuir o contato dos pais com seus filhos.
“Buscando atender as necessidades básicas de sobrevivência e as novas necessidades geradas pelo sistema capitalista, os pais se vêm obrigados a saírem para o mercado de trabalho, restando-lhes pouco tempo para participarem da educação de seus filhos. Estes, sem terem a família como alicerce, e com a ausência de uma estrutura educacional voltada para uma atenção integral aos sujeitos, acabam por enveredar por caminhos que podem colocá-los em situação de risco, independente da classe econômica ou social ao qual pertençam, uma vez que a busca desenfreada do prazer efêmero, acaba por substituir o prazer estabelecido através de relações sólidas com a família”, argumenta Ana Elisa na justificativa do projeto que trata da Semana de Prevenção às Drogas.