Para se manifestar contra ações e sentimentos negativos em relação a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, atos públicos vão marcar o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, nesta quinta-feira (17), no Recife. As primeiras ações acontecem a partir das 7h, na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, no centro. Haverá ainda atos na Praça do Derby e em escolas públicas.
A intenção do movimento é conscientizar a população recifense a respeito da lei municipal, que pune qualquer ato discriminatório ao homossexual e que está completando dez anos de existência. “A comemoração que a gente faz é a existência de 10 anos de uma lei, mas que não é conhecida pelo cidadão. É preciso muita divulgação para que pessoas se sintam empoderadas, confortáveis, para exercer sua sexualidade e seu carinho”, contou Thiago Rocha, um dos organizadores do ato.
Na Rua Sete de Setembro, a Gerência Municipal da Livre Orientação Sexual (GLOS) e o Fórum Estadual LGBT distribuem panfletos no combate à discriminação sexual. No início da tarde, às 13h, a ação continua na Praça do Derby. Às 14h, na Escola Estadual Lagoa Encantada, no Ibura, haverá uma palestra para pais e alunos. O lema da campanha é "Amor Livre no Recife é Lei".
De acordo do Thiago Rocha, a lei que será divulgada nesta quinta, a 16.780, de 2002, pune os estabelecimentos públicos e privados que discriminem sexualmente por orientação sexual. “O cidadão, por ser lésbica, gay, bissexual, travesti ou transexual, não pode sofrer nenhum tipo de preconceito, com olhar ou não ser bem atendido num estabelecimento. A gente almeja que não tivesse uma lei para que as pessoas aceitassem a forma de amar das outras. Se minha forma é diferente, não precisa ter uma atitude de preconceito”, esclareceu.
Dando continuidade às ações, às 20h30, haverá um coquetel em celebração à data, na boate Clube Metrópole, na Rua das Ninfas, na Boa Vista. O encontro é promovido pelo Instituto Boa Vista em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Recife.