Segundo informou o escritório de coordenação iraquiana-americano em comunicado, os soldados do posto de controle abriram fogo contra o veículo quando este se aproximava, mas não conseguiram evitar que ele explodisse.
“Depois da explosão, homens armados atacaram o posto de controle e entraram em combate com os militares”, acrescenta a nota. Segundo a fonte, um dos terroristas morreu no combate enquanto o resto dos rebeldes conseguiu fugir do local.
Em outro atentado, nas proximidades de Bagdá, três soldados norte-americanos morreram após a explosão de um carro-bomba. Mais de 2.580 soldados americanos perderam a vida no Iraque desde que se iniciou a invasão do país, em março de 2003.
Mortes em Faluja
Pelo menos cinco civis iraquianos morreram e outros três ficaram feridos hoje na explosão de uma bomba na cidade de Faluja, de maioria sunita e situada 50 quilômetros ao oeste de Bagdá, informou uma emissora de TV sunita iraquiana.
A cadeia “Bagdá”, órgão de comunicação do Partido Islâmico do Iraque, principal associação política e religiosa sunita do país, assegurou que a bomba tinha como alvo uma patrulha policial que passava pelo lugar. Os agentes escaparam sem ferimentos da explosão, acrescentou a emissora, que não citou suas fontes de informação.
Além disso, pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas em enfrentamentos registrados nas últimas horas entre uma ação conjunta de tropas dos EUA e do Iraque contra grupos rebeldes em diferentes bairros de Bagdá.
US