Com o apoio de outros 23 parlamentares, o atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), foi eleito primeiro-secretário para o biênio 2009/2011. Entre as bandeiras de sua administração para a próxima gestão esta a busca da excelência na gestão pública.
De acordo com Sérgio Ricardo, as propostas do Plano de Ação para os próximos dois anos traduzem a busca da modernidade e a adequação da Assembléia Legislativa aos desafios de um Estado em constante transformação sócio-econômica. Segundo o parlamentar, o maior desafio da próxima Mesa Diretoria é ampliar os canais de participação da sociedade nas discussões construtivas da essência do Poder Legislativo.
“Queremos uma Parlamento aberto e participativo. Queremos uma Assembléia Legislativa em que todos os mato-grossenses sintam orgulho e se sintam representados. Aprimorar os avanços promovidos pela atual Mesa Diretora, esse é o compromisso da chapa Unidade do Parlamentp”, afirmou Sérgio Ricardo.
Na área administrativa, segundo Sérgio Ricardo, é essencial uma visão estratégica que defina metas e sistemas de controle a curto, médio e longo prazo. “Por meio do Planejamento Estratégico otimizaremos os custos operacionais. Isso se dará com a participação dos usuários no processo de definição, implementação e avaliação do serviço público”, afirmou o parlamentar.
Com relação aos trabalhos legislativos, o parlamentar disse que é fundamental a retomada das prerrogativas do deputado de legislar sobre matérias que são importantes para o desenvolvimento e o crescimento do Estado. Entre elas estão: a legislação tributária, a redivisão territorial e a política de incentivos.
Sérgio Ricardo disse ainda que Mato Grosso precisa estar preparado para o enfrentamento de crises econômicas sazonais, para o combate às desigualdades regionais, para o resgate de nossa capacidade empreendedora, para o estabelecimento de modelos econômicos auto-sustentáveis e uma atuação em parceria com a sociedade que dê maior suporte e eficiência às políticas públicas de inclusão social.
“É fundamental que a população tenha o pleno entendimento das reais atribuições dos parlamentares. O trabalho do deputado não se restringe aos gabinetes e ao plenário. Por tanto, é necessária uma política de relações públicas criativa, conciliadora e que tenha como premissa a célere prestação de serviços aos cidadãos”, observou Sérgio Ricardo.
De acordo com Sérgio Ricardo, o modelo de excelência em gestão pública está fundamentado no Direito Público. Padrão esse orientado pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.”Esse tipo de gestão é contemporâneo, valoriza as pessoas, busca a agilidade dos trabalhos e está sempre pautado no foco dos resultados”, destacou o deputado.
Mas para atingir a excelência nos serviços, segundo Sérgio Ricardo, é de fundamental importância à qualificação das atividades parlamentares e administrativas. “Isso deve ser feito por meio de recursos conceituais e instrumentais para as capacitações de recursos humanos. Processo que dará mais efetividade e consistência ao trabalho legislativo, ao cotidiano dos debates públicos e às rotinas administrativas”, disse o parlamentar.