Uma parceria entre a Assembléia Legislativa e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para a realização do 7º Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso pretende proporcionar à sociedade, o conhecimento dos projetos relacionados aos recursos hídricos estimulando, a reflexão sobre a água por meio de atividades técnicas, artísticas e culturais. O evento acontece nas dependências do legislativo, no período de cinco a nove deste mês com uma extensa programa que marca os 10 anos da aprovação da Lei 7. 945 que criou a política de recursos hídricos federal, estadual e municipais.
Segundo informações da coordenação do evento, o objetivo é ressaltar para a comunidade cientifica e a população sobre as atividades e avanços sobre o uso da água em Mato Grosso. O seminário vai divulgar os trabalhos realizados na área de recursos hídricos nas três bacias hidrográficas do país, sendo duas, as bacias do Prata e Tocantins/Araguaia, situadas no Estado de Mato Grosso, além da bacia Amazônia, ao Norte do estado.
De acordo com as informações, o seminário deve atrair estudiosos, ong´s e agentes políticos, que têm demonstrado eficácia na aplicação das normas da lei durante os últimos 10 anos para garantir os recursos hídricos do país. Para membros de várias comissões que trabalham o uso da água em Mato Grosso, os resultados obtidos até o momento mostraram, que o tratamento com a água passou a ser por gerenciamento correto e responsável.
Os cuidados são desde a manutenção das nascentes, função social, a qualidade da água, função econômica, usos múltiplos uso, as bacias, o Pantanal, águas subterrâneas, todos os itens como de fundamental importância e estratégico para a vida humana.