A região Oeste, por meio do município de Comodoro (distante 650 km de Cuiabá) recebe nesta sexta-feira (25), a primeira edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, idealizado pelo Poder Legislativo Estadual com o objetivo de se aproximar da sociedade e ouvir as demandas da população, diretamente nos municípios.
A próxima cidade a receber o projeto é Rondonópolis, em outubro. Os 12 pólos de Mato Grosso serão percorridos pelos deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa.
“A Assembleia Legislativa vai ouvir a população, os vereadores dos municípios, as entidades de classe e, além disso, vamos levar o Espaço Cidadania da para prestar serviço à sociedade”, afirmou o presidente do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB).
Na programação do evento, os deputados realizam atendimentos das demandas locais nos gabinetes itinerantes, das 8h às 12h.
De manhã até às 16h, o Espaço Cidadania oferece atendimento à sociedade com a possibilidade de confecção de documentos como carteira de identidade, de trabalho, orientações jurídicas por meio da Defensoria e posto de atendimento do Detran para tirar duvidas e obter documentos do órgão.
O evento contará também com ações de cidadania, como espaço de beleza, saúde, cultura, esporte e lazer para a população, tudo de forma gratuita.
Palestras serão realizadas para debater a democracia participativa, o orçamento impositivo no âmbito municipal, fim do voto secreto em todos os poderes e municípios, ficha limpa para cargos de confiança na administração pública municipal e criação da comissão anticorrupção.
Logo mais, à noite, a partir das 19h, será realizada sessão especial e às 22h30, será realizado um show cultural com artistas regionais na praça municipal.
“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, e uma das formas é indo até o cidadão. A ideia é atender a população no local onde vive, os deputados poderão ver de perto as demandas, aproximando o parlamento do povo mato-grossense. Nossa gestão não tem medido esforços para resgatar a imagem da Assembleia Legislativa, recuperar a credibilidade junto ao povo”, disse Maluf.