quinta-feira, 07/11/2024
InícioBrasilAssassinatos de indígenas aumenta 15,5% no primeiro ano do governo Lula 3

Assassinatos de indígenas aumenta 15,5% no primeiro ano do governo Lula 3

Mesmo com a criação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o estudo aponta que a medida não foi suficiente para reverter a violência contra as comunidades indígenas.

O relatório “Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil”, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) nesta segunda-feira (22), trouxe dados alarmantes sobre o aumento de assassinatos de indígenas no país. No primeiro ano do governo Lula (PT), foram registrados 208 casos, um aumento de 15,5% em relação aos 180 contabilizados em 2022.

Mesmo com a criação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o estudo aponta que a medida não foi suficiente para reverter a violência contra as comunidades indígenas. Entre os estados mais afetados estão Roraima, Mato Grosso do Sul e Amazonas, sendo que a terra Yanomami, frequentemente alvo de garimpeiros ilegais, se encontra nos dois últimos estados mencionados.

O relatório também ressaltou a permanência de problemas graves, como a subnotificação de homicídios e tentativas de assassinato, além de destacar casos específicos, como os assassinatos dos jovens Pataxó Samuel Cristiano do Amor Divino e Nauí Pataxó, no sul da Bahia, no início de 2023.

Luis Ventura Fernández, secretário executivo do Cimi, descreveu 2023 como um ano de inércia e cumplicidade do estado. Ele criticou a lenta demarcação de territórios indígenas, com apenas oito áreas homologadas durante o ano, número considerado insuficiente para atender às necessidades e expectativas das comunidades indígenas.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes