O número de pessoas infectadas com o vírus da aids na Ásia poderia chegar a dez milhões em 2020 se os Governos locais não adotarem medidas para controlar a expansão do HIV, afirma estudo divulgado hoje pelo Governo indiano.
O relatório, realizado por uma comissão independente formada por nove pesquisadores, conclama os países asiáticos a tomar medidas para evitar a expansão do vírus da aids, segundo a agência de notícias “Ians”.
“Muitos países asiáticos estão ficando para trás em dar uma resposta à aids. Com os níveis de resposta atuais, se prevê que 10 milhões de asiáticos estejam infectados pelo HIV em 2020”, alerta o documento.
Além disso, os responsáveis pelo relatório asseguram que a aids poderia matar 500 mil pessoas por ano “se os Governos asiáticos não mudarem suas políticas”.
Segundo o estudo, que cobre um total de 26 países e que conta com o patrocínio de várias agências da ONU, a aids se transformou na doença que mais mata entre a população de 15 a 44 anos no continente asiático.
Cerca da metade do total da população infectada na Ásia se encontra na Índia, onde em 2006 aproximadamente 2,5 milhões de pessoas portavam o vírus da aids.