A comitiva do Estradeiro pela BR-158, liderada pela Aprosoja, percorreu, nesta segunda (03), aproximadamente 510 quilômetros entre as cidades de Primavera do Leste e Canarana, região leste de Mato Grosso, e destino final da equipe no primeiro dia do Estradeiro. A maior parte do trecho, cerca de 370 quilômetros não possui pavimentação.
Vinte pessoas participam do Estradeiro BR-158, uma expedição de logística que busca inspecionar e mapear as condições de transporte da produção agropecuária mato-grossense, especialmente as vias da região Leste do estado, considerada a nova fronteira agrícola do Mato Grosso.
Compõe a comitiva o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, diretores da entidade, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e de outras entidades.
Nesta segunda (03), o Estradeiro passou pelas cidades de Primavera do Leste, Gaúcha do Norte e encerrou o dia em Canarana. Segundo o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, um trecho de 24 quilômetros da MT 130, que liga Primavera a Paranatinga, precisa ser urgentemente recuperado. “O trecho, que é de concreto, está com sérios problemas de trincagem, inclusive com desagregação de materiais. Entendemos que o ideal seria a utilização de CBUQ, sigla para Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Com a aplicação não seria perdido o trabalho que já está feito na MT”, ressaltou Vaz.
O restante do trecho até Paranatinga, segundo Vaz, precisa de recapeamento com lama asfáltica. “Se isso não for feito agora iremos perder muito com o período das chuvas e os custos serão maiores”, afirmou Edeon Vaz.
Já na MT-020, no trecho que liga Paranatinga a Canarana, a pavimentação deve iniciar em abril de 2013. Todo processo já foi concluído e o recurso para esse projeto saíra do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
A conclusão desta obra é fundamental para o escoamento da produção agrícola da região leste de Mato Grosso e encurtará em 185 quilômetros o transporte de grãos, carnes, calcário e outros produtos oriundos da região. “Ao invés de descerem por Barra do Garças, com a MT-020, os produtos poderão sair por Gaúcha do Norte, passando por Paranatinga e Primavera”, explicou o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do governo estadual, Tércio Lacerda.
De acordo com Tércio Lacerda, serão liberados R$ 60 milhões para o tratamento da MT-020 no ano de 2012, R$ 90 milhões pra 2013 e R$ 30 milhões pra 2014, totalizando R$ 180 milhões de investimento para pavimentação total da rodovia.
O Estradeiro segue para outros municípios do estado. Nesta terça (04), o pernoite será em Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso. A Aprosoja quer avaliar as novas possibilidades de escoamento de grãos por rodovias do Norte, pela hidrovia do Tocantins e por modal ferroviário até o Porto de São Luiz, no Maranhão.
Além de Mato Grosso, o Estradeiro vai percorrer ainda as cidades de Santana do Araguaia e Rendeção, no Pará, Colinas e Palmas, no Tocantins. O encerramento será em Água Boa, na sexta (07).
Asfaltamento da MT-020 vai tirar municípios do isolamento
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