Homenagear a mãe com um dia próprio para a comemoração e a forma mais bonita de brindar aquela que nos deu , e dá, a vida.
Mãe, por tudo que representa como criadora e criatura é, sem duvida para todos nos o ser máximo de referência de amor e gratidão.
Alem da mãe natural, aquela que nos deu á luz, existe outra que costumamos reverenciar também com sentimentos de carinho e respeito especiais por ser aquela que nos matem vivos e sustenta. A terra natal; considerada também como mãe numa metáfora perfeita por sermos de alguma forma filhos das duas .
Nós mato-grossenses, filhos legítimos ou por adoção desta terra, temos neste mês de maio a rara oportunidade de comemorar no próximo dia nove de maio não só o dia mães, essas criaturas divinas a quem devemos a vida, mais também o aniversario da nossa segunda Mãe, a terra em que vivemos, Mato Grosso, que neste dia, comemora seus 262 anos de criação.
No Dia das Mães, as biológicas e as de coração, comemoramos o amor filial, o mais belo de todos, a ternura e a doação do ser maravilhoso que nos colocou no mundo. Um momento de reflexão e grandeza. No aniversário da outra, a nossa terra natal, comemoramos o amor cívico àquela terra que nos embala e alimenta e na qual vivemos e trabalhamos. Um gesto de respeito e afeição que nos une em torno de um ideal comum de orgulho e agradecimento por vivermos aqui. Um dia para se festejar em dose dupla, um presente do destino a todos nós.
Um aplauso as nossas mães neste dia a elas dedicado. Os parabéns a nosso Mato Grosso, terra mãe de todos nós, no seu aniversário. Que o Todo Poderoso continue a derramar suas benções sobre as duas.
*João Antônio Cuiabano Malheiros é deputado estadual e autor do projeto de Lei 8.007 que cria o aniversário de Mato Grosso em 09 de maio