O feijão preto e o arroz, a combinação mais popular na mesa dos brasileiros, está chegando ao consumidor 7,59% mais caro – sendo que o primeiro produto teve aumento de 6,02%, enquanto o outro subiu 12,39%. A informação é da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para se ter uma idéia, em um supermercado bastante conhecido do País, o preço do arroz de 5kg já custa R$ 8,45; já o feijão de 1kg, R$ 2,29.
– Isso é uma injustiça. Aumentando o preço vai aumentar a fome. A cada ano que passa fica mais difícil ter os produtos básicos em nossa casa. O governo só visa o lado dele e o povo tem que se virar para pagar a conta – desabafa o vigilante Jeferson Gustavo dos Santos, 31, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Outro item que pesou no bolso do consumidor foi o frango, que subiu 3,72% em setembro. O preço da ave reflete justamente a mudança no comportamento do consumidor, que deixou de comprar carne vermelha e agora altera o cardápio conforme os preços no supermercado.
A soja e o milho também estão na lista dos que subiram no atacado. Com isso, em breve, o aumento afetará o consumidor. Segundo a FGV, o trigo, os pães e os biscoitos fecharam o mês com 0,50% de acréscimo.
O leite, que disparou este ano 45%, continua com preço alto, mesmo tendo caído 9,73% em setembro.
FU
Agência Unipress Internacional
Por Jorge O’hara