domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaArquiteto da Secopa confirma inviabilidade de modal criticado pelo vereador Edivá Alves

Arquiteto da Secopa confirma inviabilidade de modal criticado pelo vereador Edivá Alves

Em tribuna, nesta terça-feira (10), o vereador de Cuiabá, Edivá Alves, que também é presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa, falou de uma matéria veiculada no jornal Diário de Cuiabá, no dia 5 deste mês. O vereador criticou alguns pontos da entrevista concedida pelo arquiteto Rafael Detoni, assessor de mobilidade urbana da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

De acordo com o assessor, os sistemas de transportes metroviários operam com déficit em todos os países; em Portugal, que incentivou o governador Silval Barbosa na implantação do modal em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, fechou 2011 com prejuízo de R$ 1 bilhão e R$ 7,7 bilhões de dividas acumuladas nos últimos dez anos.

“Como presidente da Comissão, tem sido difícil o acompanhamento dessas obras, já que há muita conversa e pouco trabalho. Fui o único a pedir um estudo sobre o custo da passagem, e informações sobre essas obras, pois acho essencial um estudo de viabilidade econômica. Quanto isso vai custar? A população precisa de esclarecimentos”, exclama o vereador.

Edivá referiu-se também sobre a população do País, que atende uma metrópole de quase 2 milhões de habitantes.

“Esse sistema em Portugal opera com 40% de subsidio do governo e, mesmo com esse percentual, o país fechou o ano com tal prejuízo. Agora, imagina aqui que a arrecadação é bem menor”, diz o parlamentar.

Na entrevista, as afirmações do arquiteto deixa clara a inviabilidade do modal que, segundo ele mesmo afirma, algum prejuízo é considerado normal nos primeiros anos de operação do sistema, no entanto, na cidade de Porto, em Portugal, ele nunca gerou lucro.

Andrieli Picinatto
Assessoria

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes