Apontada como favorita por ter levado seus principais jogadores para o torneio, a seleção da Argentina derrotou o México por 3 a 0 nesta quarta-feira, na cidade de Puerto Ordaz (Venezuela), e avançou à decisão da Copa América-2007.
Na final, marcada para domingo, às 18h05 (horário de Brasília), em Maracaibo, os argentinos –que venceram os cinco jogos que disputaram no torneio– vão enfrentar um adversário tradicional, o Brasil.
Os dois países também disputaram a final da edição da Copa América de 2004, no Peru. Na ocasião, o time brasileiro levou a melhor e ficou com o título após decisão por pênaltis.
A seleção brasileira vai entrar em campo por seu oitavo título de Copa América –venceu em 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999 e 2004. Os argentinos são os maiores campeões ao lado dos uruguaios –cada país venceu 14 vezes.
No jogo de hoje, o técnico argentino Alfio Basile optou pela entrada de Carlitos Tevez no ataque ao lado de Lionel Messi –Hernan Crespo, machucado, ficou de fora.
Depois de um início de jogo lento, o México criou a primeira boa chance aos 35min. Andrés Guardado recebeu a bola livre na esquerda, driblou dois argentinos e bateu para o gol. A bola tocou na trave do goleiro Roberto Abbondanzieri.
A Argentina devolveu aos 42min. Após rápida tabela, Tevez recebeu a bola dentro da área e chutou, mas o goleiro Oswaldo Sanchez evitou o gol.
Pouco antes do intervalo, aos 45min, os argentinos abriram o placar. O meia Juan Román Riquelme lançou a bola na área para a entrada do lateral Gabriel Heinze, que desviou antes da chegada do goleiro.
Na etapa final, o México chegou perto do empate aos 9min, quando o atacante Nery Castillo foi lançado dentro da área e acertou o travessão adversário.
A Argentina foi mais eficiente. Aos 16min, Messi recebeu a bola livre pela direita e deu um leve toque por cima do goleiro para marcar o segundo gol do jogo. Aos 21min, Riquelme ampliou cobrando pênalti.
Para o México, resta a decisão do terceiro lugar marcada para sábado, em Caracas, contra o Uruguai.
FO