A vitória da Argentina sobre a Costa Rica (3 a 0), na noite desta segunda-feira, ajudou a seleção brasileira. O resultado deixou os costarriquenhos em terceiro lugar do Grupo A, com três pontos, mas saldo de dois gols negativos. Com isso, se o Brasil empatar com o Equador quarta-feira, 21h45 (de Brasília), em Córdoba, está classificado ao menos como um dos melhores terceiros colocados, independentemente de qualquer outro resultado.
O Brasil ainda pode ser primeiro, desde que vença os equatorianos e a Venezuela não bata o Paraguai. Caso os paraguaios triunfem, será primeira aquela seleção que ganhar por mais. Se empatar, o Brasil pode até ser segundo, desde que o Paraguai não vença os venezuelanos. Somente a derrota elimina a seleção de Mano Menezes.
Os argentinos terminaram em segundo do Grupo A, com cinco pontos e jogam as quartas de final no sábado, em Santa Fé, contra o segundo do Grupo C (19h15) – que pode ser o Uruguai (a chave será decidida nesta terça-feira). A Colômbia foi a líder da chave A e encara o melhor terceiro colocado também no sábado, 16h em Córdoba.
Se for primeiro o Brasil enfrenta o pior terceiro colocado, domingo (16h), em La Plata. Se for segundo joga contra o primeiro do C, que pode ser o Chile, também no domingo, 19h15, em San Juan.
Marcel Rizzo, enviado iG a Los Cardales