quinta-feira, 07/11/2024
InícioAgronegócioÁrea plantada no Brasil pode crescer 50% nos próximos anos

Área plantada no Brasil pode crescer 50% nos próximos anos

O Brasil, maior exportador mundial dos produtos do complexo soja, carne bovina e de frango, café, açúcar, etanol e suco de laranja, já tem todas as condições para se transformar em grande abastecedor de alimentos e bioenergia do mundo.

“Estudo feito por indústrias de fertilizantes mostra que a tendência no Brasil é de que nos próximos 15 anos cerca de 30 milhões de hectares de terra hoje ocupados com pastagem para criação de gado sejam transferidos para a atividade agrícola”, disse Roberto Rodrigues, representante oficial do governo brasileiro para divulgação do agronegócio brasileiro na Alemanha.

Rodrigues, que era ministro da Agricultura do Brasil até semana passada, está em Berlim desde sexta. Nesta segunda, dia 10, ele receberá o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2006, iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e da Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio.

Atualmente 62 milhões de hectares são utilizados para culturas agrícolas temporárias e permanentes no Brasil. Outros cerca de 220 milhões de hectares de terra são ocupados por pastagem para criação de gado. O aumento da área destinada para agricultura, portanto, terá impacto muito significativo na produção do país.

“Em 15 anos, a área usada para agricultura deve aumentar o equivalente a 50% do que foi ocupado em 500 anos de história do Brasil, utilizando-se apenas o que já está sendo explorado pela pecuária, sem desflorestamento ou prejuízos ambientais. Além disso, graças ao aumento de produtividade da pecuária brasileira, essa expansão agrícola também se dará sem redução da produção de carne”, explicou Rodrigues.

Segundo ele, a transferência de áreas para agricultura vai ocorrer sem prejuízo à produção pecuária graças à melhora dos padrões tecnológicos utilizados pelos criadores de gado do Brasil. Isso proporcionou ganhos de produtividade na criação de gado, liberando áreas para produção de grãos.

“O crescimento da produção baseado no aumento dos níveis de produtividade foi um fator fundamental para a preservação ambiental. Se isso não tivesse ocorrido, nós precisaríamos do dobro da área explorada atualmente para termos o atual nível de produção”, explicou.

Rodrigues também convidou a Alemanha e outros países para que se juntem na luta contra a fome do mundo.

“Embora Brasil e Alemanha tenham ficado fora da final da Copa do Mundo, juntos eles podem conquistar a Copa do Mundo da Agricultura e da Alimentação”, disse.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes