A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) realiza amanhã o “Circuito Aprosoja de Planejamento da Safra 2006/2007 – Plantando Idéias”. O evento reunirá produtores e especialistas do agronegócio no Hotel Odara, em Cuiabá, Mato Grosso, a partir das 8h30.
O presidente da entidade, Rui Ottoni Prado, ressalta que o circuito tem o objetivo de auxiliar e capacitar os produtores a tornarem a compra de pacotes tecnológicos e a venda do produto final mais econômica e efetiva.
No período da manhã, o primeiro painel discutirá estratégias para compras de insumos com a participação da Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil (Coabra) e do vice-presidente Oeste da Aprosoja-MT, Glauber Silveira.
O professor do Projeto Bem Te Vi da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), João Carlos Vianna de Oliveira, falará sobre os custos de produção. A mesa será coordenada pelo diretor administrativo, Ricardo Tomczyk.
O segundo painel debaterá a importância da gestão no agronegócio. Desta mesa participarão os produtores e diretores da Aprosoja-MT, Marcos da Rosa e Ricardo Arioli. Também integram a discussão o consultor técnico do Grupo Guará, José Enrique e o superintendente da Fundação MT, Dario Hiromoto.
O evento encerra no período vespertino com o painel “Decisão de Plantar ou Não”. O economista da Safras e Mercados, Flávio Roberto de França Júnior, expõe as perspectivas para a sojicultura no Centro-Oeste. O professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Danilo Aguiar, fecha o debate explicando os impactos que a redução de área irão causar.
INTERIOR – O Circuito Aprosoja será itinerante. Após o lançamento na capital mato-grossense, uma equipe, coordenada pelo gerente técnico da Aprosoja-MT, Luiz Nery Ribas, percorre 15 municípios no interior do Estado. Com isso, a entidade pretende atingir um maior número de produtores.