O núcleo da Aprosoja em Alto Garças foi instalado oficialmente nesta terça-feira (24), durante o Circuito Aprosoja. Os núcleos têm o objetivo de fomentar as ações da Aprosoja nos municípios e levar para a entidade as demandas dos produtores da região. Alto Garças planta uma área de 81 mil hectares de soja, com produção de 243 mil toneladas, o que corresponde a 1,1% do total da produção de Mato Grosso. Ao todo a Aprosoja possui 22 núcleos instalados no interior do estado.
O delegado-coordenador, Itacir Lorca, garante que há o compromisso dos produtores com a entidade. “Sentimos que era hora de sermos mais atuantes dentro da Aprosoja. Percebemos que não tínhamos representatividade, todos participavam de núcleos em outras cidades”, afirmou. Ele acredita que com este núcleo haverá mais ajuda para os produtores, especialmente com informações sobre mercado, comercialização e tecnologias.
“É fundamental que o núcleo tenha comprometimento com a entidade”, disse o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.
Além de Itacir, Juliano, Eduardo Motta e David Batistella também são delegados no município. Eles são exemplos positivos do tema do Circuito Aprosoja deste ano: Sucessão Familiar. Eduardo Motta, por exemplo, sempre gostou do campo, estudou para adquirir mais conhecimento e retornou para tomar conta dos negócios do pai. “Meu pai já está há mais de 30 anos em Mato Grosso, eu acho importante os filhos continuarem o que os pais começaram”, disse.
A preocupação principal dos delegados de Alto Garças é referente à sucessão nos negócios, pois grandes grupos estão arrendando terras e os filhos deixando os negócios dos pais de lado. “Já há algum tempo estamos conversando, em grupos menores, sobre a importância de as novas gerações assumirem as terras e não deixar que a propriedade fique em mãos de outros responsáveis”, contou Itacir Lora. “Há um tempo atrás o município tinha mais de 40 produtores, agora são apenas dez. Temos que cuidar do nosso patrimônio”, disse Eduardo Motta.
Esta semana o Circuito Aprosoja está percorrendo a região Sul com as palestras sobre mercado e sucessão familiar. A próxima cidade a receber o evento é Rondonópolis, no Millenium Centro de Eventos, às 18h.
O Circuito é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e conta com o patrocínio das empresas Syngenta, Intacta, Basf, Banco do Brasil e Sicredi.