A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) selecionou três estudantes para o Agrocientista, programa que oferece bolsas de estudo e auxílio à pesquisa acadêmica. São eles: a mestranda Letycia Cunha Nunes e os doutorandos Marcelo Vilela Prado e Gabriel Carvalho.
Neste ano, o tema é “Técnicas de Manejo e Sustentabilidade dos Sistemas de Produção de Soja e Milho para o Estado de Mato Grosso”. Os valores das bolsas, exclusivas para estudantes da
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), são de R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00 para mestrado e doutorado, por mês, respectivamente.
Mestranda pela UFMT, em Cuiabá, Letycia Cunha Nunes terá auxílio com a pesquisa “Monitoramento dos efeitos meteorológicos sobre a produtividade da soja em Mato Grosso”.Doutorando pela UFMT, também no campus de Cuiabá, Marcelo Vilela Prado, trabalhará o tema “Curva tampão para determinação de acidez potencial dos solos do Estado do Mato Grosso”.
Da Unemat de Tangará da Serra, o tema pesquisado pelo doutorando Gabriel Carvalho é “Controle biológico como estratégia sustentável para o manejo de lepdópteros praga em lavouras de soja no estado do Mato Grosso”.
De acordo com a analista de projetos da Aprosoja, Cristiani Bernini, os temas são de relevância para o setor agrícola e casam com os objetivos da entidade.
“Os temas escolhidos são primordiais para os produtores e, principalmente, aplicáveis para agricultura. Os projetos aprovados e os jovens cientistas contemplavam temas demanejo sustentável de solos, zoneamento climático da produção de soja e desenvolvimento de produtos biológicos e reprodução de inimigos naturais para o controle de pragas”, explica.
Próximos passos – De acordo com o edital do Agrocientista, os auxílios pesquisa entrarão em vigor após 30 dias de publicação pela banca avaliadora.