O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou, em Brasília, o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O objetivo da Campanha do próximo ano é debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. O tema escolhido é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si”.
Ecumenismo
A Coordenação geral – representada pelo bispo da Igreja Anglicana e presidente do Conic, Flávio Irala, e a secretária-geral, pastora Romi Márcia Bencke – explica que “com este tema e lema, duas dimensões básicas para a subsistência da vida são abarcadas em um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis”.
“Nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica – afirma ainda a Coordenação geral – queremos instaurar processos de diálogos que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia”. Na apresentação do texto-base, o Conic diz que a reflexão da CF/2016 será “a partir de um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país”.
O texto-base da Campanha da Fraternidade é dividido em cinco partes, a partir do método “ver, julgar e agir”. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2016.
Campanha cruza fronteiras
Uma das novidades da Campanha é a parceria com a Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
Desde 1958, a Misereor contribui para fortalecer a voz dos povos do Sul, que lutam e buscam caminhos que possam conduzir ao bem-viver dos homens e mulheres. A CF/2016 está em sintonia, também, com o Conselho Mundial das Igrejas e com o Papa Francisco.
A Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é composta pelas seguintes Igrejas: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia; como também pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil, Diretoria do Conic e Misereor. (MT/Conic/CNBB)