o presidente da Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas de Chapada dos Guimarães, Benildo Vieira Dias e o vereador Evanil Alves da Mata, o Vani (PP), pediram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), ajuda para a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade no município. A ação vai beneficiar os 2,5 mil aposentados e pensionistas.
Conforme Dias, com a escassez de recursos, a associação passou a funcionar em sua própria casa por não conseguir pagar aluguel. Agora, esperam viabilizar o novo espaço que facilitará, inclusive, a realização de reuniões e cursos ofertados aos 1,2 mil associados. “A nossa intenção é a de filiar todos os aposentados, mas ainda temos dificuldades no acesso a essas pessoas”, lamenta o presidente Dias.
Ele conta que no Centro de Convivência será possível realizar cursos de capacitação como o de confecção de sabão em pó e de velas. Outra iniciativa será a instalação da Escola da Terceira Idade e de Informática.
“O apoio do deputado Riva vai nos ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos aposentados e pensionistas”, avalia Dias. Para ele é inaceitável que a terceira idade não saiba ler e escrever, “queremos alfabetizá-los, pois a pessoa que não sabe ler e escrever padece”, complementou.
Além disso, a categoria já comemora a liberação de recursos para a construção de 100 casas populares para atendê-los. Na quarta-feira (09), às 11h, ficou agendada mais uma reunião com Riva para tratar sobre o assunto. O prefeito Flávio Daltro (PP) também deverá participar. “Os aposentados também têm dificuldades para pagar aluguel e essas casas serão de grande valia a eles”, concluiu o vereador Vani. As obras devem começar em setembro.