O diretor de Habilitação do Detran/MT Humberto de Campos Silva foi exonerado pelo governador Silval Barbosa(PMDB) após denuncia de improbidade administrativa feita pelo Sindicato dos Servidores do Detran/MT (Sinetran/MT).
“O Sinetran/MT está em constante observação das nomeações feitas pelo governo no sentido de zelar pela capacidade técnica e a impessoalidade das chefias, a fim de garantir uma boa prestação de serviços a população que já paga taxas exorbitantes”, afirmou Veneranda Acosta, presidente do Sinetran/MT.
A exoneração é resultado da atuação do Sinetran/MT que protocolou uma ação na Procuradoria de Justiça Especializada – Defesa da Probidade, do Patrimônio e da Ordem Tributária e dos Crimes Contra a Administração Pública, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na última quarta-feira (23), denunciando irregularidades na nomeação do então novo diretor de habilitação da autarquia, Humberto de Campos Silva que é proprietário de empresas de auto escolas e ex-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso – SINDCFC-MT, o que seria incompatível com o cargo exercido.
A legislação não permite que pessoas ligadas a empresas que mantém contratos com a administração pública ocupem os chamados cargos comissionados. Como não de descompatibilizou da função como empresário do ramo, não poderia ficar no cargo.
Em seu lugar foi nomeado Charlie Amorim Lima, que é servidor efetivo da Secretaria Estadual de Saúde – SES. A presidente do Sinetran-MT considera que apesar dessa nomeação pecar no quisito "conhecimento técnico" sobre trânsito, e do novo diretor compor o mesmo grupo político que nomeou o anterior, é possível que ele seja imparcial em sua gestão. "Esperamos que ele tenha uma postura de trabalho comprometida com os princípios constitucionais, pois caso contrário, estaremos aqui para denunciar", finaliza Veneranda.