quinta-feira, 04/07/2024
InícioPolítica BrasilApontado como "infiltrado", homem que quebrou relógio no Planalto vai pegar 17...

Apontado como “infiltrado”, homem que quebrou relógio no Planalto vai pegar 17 anos de prisão

O julgamento, iniciado no dia 21, terminará hoje à meia-noite, faltando apenas o voto de Nunes Marques.

O mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, apontado por muitos como “infiltrado” da esquerda nos atos de 8 de janeiro, está prestes a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por quebrar o relógio centenário no Palácio do Planalto durante os tumultos de 8 de janeiro e outros crimes. Alexandre de Moraes, relator do caso, propôs a pena.

Até a tarde desta sexta-feira, oito ministros votaram a favor da condenação, enquanto apenas um foi contra. Entre os votos a favor estão os de Flávio Dino, Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Cármen Lúcia, além de Cristiano Zanin e Edson Fachin, que fizeram algumas ressalvas. O julgamento, iniciado no dia 21, terminará hoje à meia-noite, faltando apenas o voto de Nunes Marques.

Ferreira confessou durante seu interrogatório ter danificado, além do relógio, outros itens dentro do Palácio do Planalto e até quebrado uma vidraça para entrar no local. Ele foi preso após se filmar dentro do Planalto e participar de acampamentos em frente ao QG do Exército. Mesmo com a confissão, sua defesa pediu ao STF que ele fosse absolvido.

O relógio destruído, um presente da Corte Francesa a Dom João 6º em 1808, estava perto do gabinete presidencial. Criado pelo relojoeiro Balthazar Martinot, a peça, feita de casco de tartaruga e bronze raro, tornou-se um símbolo dos atos golpistas. Atualmente, o relógio está sendo restaurado na Suíça, com seu valor ainda não revelado. Um exemplar semelhante, de tamanho menor, está exposto no Palácio de Versailles, na França.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes