terça-feira, 08/04/2025
InícioCidadeAo contrário de épocas passadas recentes, água distribuída por caminhões-pipas do DAE...

Ao contrário de épocas passadas recentes, água distribuída por caminhões-pipas do DAE agora é de graça

Gestão reforça e orienta à população que a distribuição de água pelos caminhões-pipas do DAE-VG é totalmente gratuita e nenhum valor deve ser cobrado dos moradores

ALTNOTÍCIAS

“A precariedade do fornecimento de água tratada em Várzea Grande não é de agora, aliás, é crônica e remonta há décadas. É sabido que administrações anteriores não davam a devida atenção e ao invés de investir na captação, tratamento e distribuição, alguns gestores, sabe-se lá porquê, mas á margem de um caudaloso rio, preferiram furar poços artesianos, foram 114 ao todo, medida paliativa que não atendia, com eficiência, a necessidade de uma população que crescia e ainda cresce acima da média na Cidade Industrial.

E na tentativa de amenizar a falta do produto, surgiram os caminhões pipas – que as má línguas – dizem que são empresas de fachada pertencentes a autoridades ou a parentes delas – autoridades – do município,  e consequentemente, a entrega de água por meio desse mecanismo era cobrada, custava caro e muitas vezes demora dias para chegar.

Num passado não muito distante houveram várias denúncias da possível existência de uma máfia que comandava o sistema, inclusive que praticava sabotagem, como roubo de equipamentos e danos de materiais na rede de distribuição, fatos devidamente registrados na última gestão, que, é importante frisar: o prefeito Kalil Baracat trabalhou arduamente para melhorar o fornecimento de água ao povo de Várzea Grande, construiu três ETAs, – inédito em um período de quatro anos – mas grupos antagônicos que se beneficiam do grave problema, fazem de tudo e mais um pouco para desestabilizar o sistema e prejudicar a nova gestão. 

Vale ressaltar que os ataques e depredação do sistema, não apenas continuam, mas estão sendo intensificados na atual gestão. Os movimentos de protestos seguidos de incêndios de depredação nas ruas registrados nos últimos dias, são, sabidamente, organizados por opositores que querem a qualquer custo, tanto lucrar com o sofrimento dos moradores pela falta de água, como também, favorecer grupos dominantes”.  (Opinião do site).

Para solucionar essa grave questão e dar cabo a crise, repito, crônica, do fornecimento de água no município, a prefeitura de Várzea Grande, por meio do Departamento de Água e Esgoto do Município (DAE-VG) disponibiliza caminhões-pipa para levar o produto às comunidades.

A Gestão reforça e orienta à população que a distribuição de água pelos caminhões-pipas do DAE-VG é totalmente gratuita e nenhum valor deve ser cobrado dos moradores. A autarquia enfatiza ainda que, caso alguém exija pagamento pelo abastecimento, os várzea-grandenses devem ter em mente que a prática é criminosa e deve ser denunciada imediatamente.

O DAE frisa também que se houver qualquer cobrança indevida, que os moradores anotem a placa do caminhão, identifiquem os responsáveis e, se possível, registrem provas para que a prefeitura possa tomar as providências cabíveis. As denúncias podem ser feitas diretamente para a Guarda Municipal, pelo WhatsApp (65) 98464-8931.

Todas as denúncias serão investigadas e medidas rigorosas serão adotadas para coibir essa prática criminosa, que se arrasta há anos na cidade. O DAE conta com a colaboração da população para impedir abusos e garantir que a água potável chegue de forma justa e transparente a quem precisa.

Além disso, a autarquia já está planejando a modernização do sistema de entregas, eliminando o uso de papéis e adotando um controle mais eficiente para evitar irregularidades, ou mesmo falcatruas. O objetivo é garantir um atendimento mais ágil, seguro e transparente para toda a população.

Denuncie qualquer irregularidade

Guarda Municipal disponibilizou o número de WhatsApp da Guarda Municipal: (65) 98464-8931, para denunciar cobrança ilegal.

Por Jota Passarinho com apoio da Secom-VG

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas