Não! Esse mito se espalhou na internet por conta dos componentes da pílula. Criada como método contraceptivo, a pílula é composta por dois hormônios principais: a progesterona e o estrogênio.
Em tese, a progesterona bloqueia os efeitos da testosterona, hormônio que pode causar calvície e afinamento do cabelo, o que deu a ideia – errada – de que o anticoncepcional favoreceria o crescimento dos cabelos.
De qualquer maneira, esse hormônio não consegue ser absorvido pelo couro cabeludo. A pele tem uma camada de proteção que impede que a substância seja passada para o nosso organismo somente por meio do toque. Ademais, o tempo que o produto age no cabelo é mínimo, o que torna essa transferência ainda mais improvável.
Mesmo se isso fosse possível, administrar hormônios no corpo sem nenhum acompanhamento médico seria perigoso. Um desiquilíbrio pode acontecer e afetar muito mais do que os seus fios.
Não há uma fórmula mágica para que os seus cabelos cresçam mais rápido. A única coisa que pode ser feita nestes casos é cuidar do couro cabeludo.
Pouca gente leva em consideração que o crescimento do cabelo depende, sobretudo, da saúde da pele. Ela é o terreno onde os fios se desenvolvem, por isso, merece atenção especial.
Usar shampoos e condicionadores para o couro cabeludo é a melhor forma de ajudar no processo. Cabelos saudáveis crescem fortes e menos propensos à queda.
Não acredite em tudo o que está na internet! Falsas premissas podem ter o efeito contrário do desejado.
TCTERRA