quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíciaAno perdido para 34

Ano perdido para 34

O Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) expulsou 34 alunos do ensino médio de uma só vez, depois que os estudantes protagonizaram cenas de violência em seis vídeos divulgados por eles mesmos pela internet. Na Escola Estadual Liceu Cuiabano, a filmagem de murros, pontapés e socos entre menores uniformizados também aconteceu várias vezes, inclusive nos corredores da instituição de ensino.

As imagens feitas por celulares pelos alunos dos dois colégios foram disponibilizadas no site de entretenimento You Tube. As cenas mostram agressões entre estudantes de colégios tradicionais, como o CSSG, com 114 anos de existência, o Liceu e até mesmo entre alunos da escola pública com outros da particular. Nos vídeos, há até mesmo narração dos espectadores, que se aglomeram ao redor dos “lutadores”.

Foi por meio das conversas no corredor do colégio que a direção do CSSG descobriu as imagens na internet. Para surpresa, o primeiro vídeo havia sido filmado em meados de setembro dentro de uma das salas de aula. “Um professor estava doente no dia. Eles (alunos) ficaram sozinhos 15 minutos para encontrarmos um substituto e foi o tempo para brigarem”, relatou o diretor do CSSG, padre Wagner Galvão.

Um estudante, que não quis se identificar, afirmou que outra forma de distribuir as cenas era por meio de tecnologias do telefone celular, como MMS ou Bluetooth, que permitem a transmissão de dados. Bastou a popularidade das primeiras imagens para a “onda” pegar.

Em seguida, começaram a surgir outros vídeos feitos fora do colégio, todos na hora do almoço. Em esquinas próximas à instituição, em praças do centro da cidade e no entorno da rua Antônio Maria com a avenida Dom Bosco, local onde os enfrentamentos eram freqüentes. A recepcionista de uma academia na área, Madalena Gonçalves, relatou que já viu brigas entre os meninos na avenida Dom Bosco, o que segundo ela, não é raro.

Em uma das filmagens a fala de um estudante chega a ser chocante. O menino diz: “Mais um ‘round’ hoje. Ontem teve um ‘round’. Ontem foi fraco, foi fraco. Hoje vamos esperar mais um ‘round’ aí”. Chegou a ser cogitada a hipótese das brigas serem marcadas por meio da internet com antecedência. Contudo, tanto os colégios como os pais dos alunos descartaram a hipótese, pois os menores não são reincidem nas imagens.

“Foram brigas isoladas, não há gangues. Eles tinham um desentendimento e, quando se encontravam na rua, brigavam. Apesar de ser coisa de moleque, não podemos admitir isso. A expulsão foi uma forma de dar uma resposta aos pais dos outros alunos e mostrar que não toleramos atos desse tipo”, disse Galvão. Ele apontou que essa não é a primeira vez que alunos são “convidados” a se retirar do colégio em massa.

“Isso é ausência da família, pois essas crianças passam só cinco horas na escola e o resto em casa”, complementou Galvão. Os estudantes expulsos, que a escola prefere chamar de “transferidos”, são todos de classe média alta. A mensalidade no colégio custa entre R$ 480 a R$ 560. Os pais de um deles chegou de ir até a Promotoria da Infância e Juventude ontem para garantir que o filho possa fazer as provas finais antes de deixar a instituição.

“A reportagem que passou na televisão (Jornal Hoje, TV Globo) marginalizou nossos filhos e mostrou uma situação que não é real. Meu filho brigou uma vez, mas não faz parte de nenhuma organização”, defendeu a mãe. Caso a parte, o promotor da Infância e Juventude, José Antônio Borges, disse que as brigas vêm se tornando freqüentes.

“Ano passado, eu já havia notificado escolas, após receber denúncias de que todas as sextas-feiras estudantes se reuniam para brigar no MaC Donalds”, disse Borges. No Liceu Cuiabano também estão sendo tomadas providências. O diretor Francisco de Assis identificará os menores e registrará um boletim de ocorrência, que poderá gerar a expulsão.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes