As obras podem ser executadas com recursos próprios das prefeituras ou por meio de convênios
A criação de um novo núcleo de trabalho na Central de Projetos da Associação Mato-grossense dos Municípios vai viabilizar a elaboração de projetos para a implantação de pontes de concreto e substituição de pontes de madeira nos municípios. A AMM já iniciou a orientação aos prefeitos e equipes sobre os dados necessários para o trabalho, que visa possibilitar melhor infraestrutura de transporte a localidades de várias regiões de Mato Grosso. A menor necessidade de manutenção e uma maior vida útil são algumas das vantagens das pontes de concreto em relação `as estruturas de madeira.
As obras podem ser executadas com recursos próprios das prefeituras ou por meio de convênios com a Secretaria de Estado de Infraestrutura. A Sinfra recebe propostas para substituição de ponte de madeira por bueiros metálicos, aduelas de concreto e pontes pré-moldadas, cujas obras são executadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Finisa.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a demanda é crescente, considerando a extensão territorial do estado, a necessidade de melhoria da trafegabilidade, principalmente para as comunidades rurais, e o incentivo ao desenvolvimento econômico, que depende de uma boa infraestrutura local. “Além disso, o investimento em ponte encurta distâncias, promove acessibilidade, facilita o escoamento da produção e garante mais segurança aos usuários”, frisou.
A coordenadora da Central de Projetos, Monique Godoi, disse que o novo núcleo de profissionais será muito importante para aprimorar o atendimento às prefeituras. “Estamos na fase de coleta de informações técnicas dos municípios e temos a expectativa de que a entrega dos primeiros projetos de implantação das pontes ocorra em cerca de 60 dias”, assinalou, destacando que a equipe trabalha alinhada com a Sinfra para viabilizar maior celeridade na aprovação dos projetos de competência da Secretaria.