sábado, 23/11/2024
InícioEconomiaAmbiente global pode ficar ainda pior, afirma Tombini

Ambiente global pode ficar ainda pior, afirma Tombini

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta-feira que o ambiente global está difícil e pode ficar ainda mais. Tombini disse ainda que as economias de mercado emergentes têm a capacidades de adotar políticas contracíclicas.

Mais: Crescimento será maior no 2º semestre, diz Tombini

"O difícil ambiente (global) pode ficar pior", disse Tombini durante conferência de investimento antes da Olimpíada em Londres entre representantes de bancos centrais e políticos.

"Uma coisa que é diferente nesse momento em que falamos é que as economias do mercado emergente têm a capacidade de adotar políticas contracíclicas", completou ele. Para o presidente do BC, o Brasil está mais preparado para lidar com contágios de decisões de política monetária de outros países.

Também: Banco Central reduz juros de 8,50% para 8% ao ano, novo recorde de baixa

"O Brasil está hoje mais preparado para lidar com contágios de política monetária de outros lugares em comparação com o que estava no começo de 2011, quando nós tivemos entradas de fluxos de capital muito intensas", afirmou Tombini durante conferência de investimento antes da Olimpíada em Londres entre representantes de bancos centrais e políticos.

Tombini afirmou ainda que a economia do Brasil está se recuperando. Segundo ele, o País desfruta de mercado de crédito e de confiança. O presidente do BC disse que o impacto negativo dos problemas econômicos globais tem sido "moderado". "A economia (brasileira) está pronta para crescer 4% (em bases anuais) no segundo semestre de 2012", disse ele, acrescentando que o real mais fraco tem ajudado a impulsionar a produção doméstica.

Mais: Crise externa retarda efeito da queda do juro na economia, diz Tombini

Na quarta-feira, o presidente do BC disse à Reuters que o ciclo de cortes na taxa básica de juros brasileira, que já dura 11 meses, significa que a economia está melhor preparada para choques externos do que no ano passado e que deve alcançar um crescimento de 2,5% em 2012.

(com AE)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes