quinta-feira, 07/11/2024
InícioAgronegócioAmbientalistas denunciam desmatamento em reserva argentina da Unesco

Ambientalistas denunciam desmatamento em reserva argentina da Unesco

Os planos de desmatamento em uma área declarada pela Unesco como Reserva de Biosfera das Yungas, no norte da Argentina, foram condenados por moradores da região e grupos ambientalistas que denunciaram um acelerado processo de destruição de bosques nativos por causa da expansão da fronteira agrícola.

Divulgação

Integrantes do Greenpeace protestam contra desmatamento ao norte da Argentina
Os protestos começaram em abril, com manifestações na cidade de Orán, na província de Salta, contra a aprovação do governo para um pedido de desmatamento de 1.670 hectares de mata feito por produtores privados que possuem terras dentro da reserva.

No sábado (8), a filial argentina do Greenpeace montou um acampamento em cima de árvores de mais de 25 metros de altura, onde os voluntários permanecerão até que uma Lei de Bosques seja sancionada, aprovada pela Câmara dos Deputados e em debate no Senado.

O projeto de lei para a proteção dos bosques promove uma moratória dos desmatamentos por um ano ou até que cada província realize seu ordenamento territorial e organize de forma participativa seu uso sustentável.

A iniciativa também proíbe a concessão de permissões de desmatamento em áreas tradicionalmente habitadas.

Romina MacGibbon, integrante da campanha de bosques do Greenpeace e membro do acampamento montado sobre as árvores, advertiu que a ameaça de desmatamento sobre terras dentro da Reserva Mundial da Biosfera implica “desrespeito argentino” a acordos internacionais.

Leia mais

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes