Objetivo do evento é valorizar a cultura afro-brasileira em Cuiabá e combater a desigualdade racial.
Um festival em alusão ao Dia da Consciência Negra será realizado nessa quarta-feira (20), no Museu do Rio, localizado na Orla do Porto, em Cuiabá. O evento começa às 19h com apresentações culturais e a entrada é gratuita.
A programação conta com a apresentação do grupo musical Cangoma e samba com Bia Boréu. O grupo de siriri Flor do Campo e o de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó também devem se apresentar durante o evento.
A Cia Ayoluwae de dança afro e o grupo teatral ‘Cênicos’ com a peça ‘Julieta e Romeu’ fazem parte da programação do festival. Além disso, terá a exposição de roupas, acessórios e penteados afros.
O objetivo do evento, segundo a Prefeitura de Cuiabá, é valorizar a cultura afro-brasileira em Cuiabá e combater a desigualdade racial.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, comemorado nessa quarta-feira (20), foi escolhido para lembrar o assassinato de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares, que ocorreu em 20 de novembro de 1695.
Além de ressaltar as contribuições culturais que os negros trouxeram ao país, a data serve como reflexão sobre o papel de protagonismo que a população negra ocupou na história.
Segundo especialistas, o objetivo do Dia da Consciência Negra é tirar do foco apenas a lembrança da abolição da escravatura, celebrada em 13 de maio, para ressaltar os feitos da população negra, sintetizado na figura do Zumbi dos Palmares.
G1-MT