A Alemanha venceu Portugal por 3 a 1, neste sábado, em Stuttgart, e presenteou sua torcida com o terceiro lugar da Copa do Mundo. Em jornada inspirada, Bastian Schweinsteiger foi o nome do jogo no Gottlieb-Daimler-Stadion.
Após o confronto, os comandados de Jürgen Klinsmann foram bastante aplaudidos. O time de Luiz Felipe Scolari, por sua vez, falhou na tentativa de igualar o desempenho do país na Copa de 1966, mas ficou satisfeito com o futebol apresentado na Alemanha.
A partida começou bastante movimentada, com chances de gol para as duas equipes. A partir da metade do primeiro tempo, no entanto, o ritmo caiu bastante, e as oportunidades se tornaram mais escassas.
O panorama só foi alterado aos 11min do segundo tempo, quando o goleiro Ricardo aceitou chute de fora da área de Schweinsteiger. O jogo voltou a se abrir, e os alemães souberam tirar proveito. Petit (contra) e Schweinteiger ampliaram, e Nuno Gomes descontou para os portugueses.
O jogo
Como era esperado em uma partida de disputa do terceiro lugar, as chances de gol não demoraram a aparecer. Logo aos 4min, Kehl ficou com sobra na área e bateu, mas teve o chute desviado por Nuno Valente. Os alemães reclamaram toque de mão do português.
Quatro minutos mais tarde, Klose recebeu de Schweinsteiger na área e bateu perigosamente à esquerda de Ricardo. A resposta rubro-verde chegou aos 15min, quando Pauleta recebeu de Simão Sabrosa na cara do gol e bateu nas mãos de Oliver Kahn.
A Alemanha voltou a assustar em chute de fora da área de Kehl, que quase encobriu Ricardo, aos 19min. Pouco depois, Podolski bateu com força falta sofrida por Klose e obrigou o goleiro português a fazer boa defesa.
A partir daí, no entanto, o ritmo caiu, e o ímpeto inicial deu lugar a uma troca de passes mais cadenciada. A melhor chance até o intervalo saiu em cobrança de escanteio de Deco, aos 35min. Simão subiu sozinho no primeiro pau, mas não conseguiu acertar a bola.
Na etapa final, o panorama foi mantido até os 11min, quando Schweinsteiger dominou na ponta esquerda, carregou para o meio e arriscou de fora da área. A bola foi no meio do gol, mas o goleiro Ricardo foi enganado pelo efeito e aceitou.
Aí o jogo voltou a se abrir. Aos 14min, Klose recebeu na ponta esquerda e levantou para Lahm, que bateu por cima. Dois minutos depois, Schweinsteiger bateu falta da esquerda com força, e Petit, na tentativa de afastar, jogou contra o próprio patrimônio: 2 a 0.
Portugal esteve perto de descontar na seqüência, em excelente jogada de Deco. O camisa 20 invadiu a área, protegeu da marcação e bateu forte, aos 17min, obrigando Oliver Kahn a fazer excepcional defesa.
Quem voltou a chegar às redes, no entanto, foram os alemães. Aos 33min, Schweinsteiger acertou belo chute de fora da área e ampliou. Os portugueses ainda descontaram em cabeçada de Nuno Valente, aos 42min.