O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assumirá neste domingo, às 17h30, a Presidência da República, substituindo o presidente Lula, que viajará para a Venezuela. O segundo na linha da sucessão, o vice José Alencar, está em Nova York, para tratamento de saúde. Esta é a primeira vez que um comunista assume o governo do País.
O primeiro compromisso do presidente interino será na segunda-feira, quando dará uma palestra às 11h, na Fundação Mário Covas, em São Paulo. À tarde, ele deve despachar no Planalto.
Líder do governo Lula na Câmara e depois ministro da Coordenação Política, Aldo começou a carreira política no movimento estudantil em Alagoas, onde nasceu. Mudou-se para São Paulo, passou pela direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi eleito vereador em 1988 e deputado federal em 1991. Este ano foi reeleito: será o quinto mandato na Câmara, onde se destacou pela defesa do governo Lula.
Aldo foi um dos poucos integrantes da tropa de choque de Lula que não foi atingido pelos sucessivos escândalos envolvendo o governo e a base aliada.
Terra