Pela primeira vez Cuiabá vai sediar o evento, que acontece de 9 a 15 de novembro deste ano com a participação de 11 países A Assembleia Legislativa sedia nesta terça-feira (18), às 10 horas, no Auditório Licínio Monteiro, o lançamento do Campeonato Panamericano de Karatê.
O evento será realizado no período de 9 a 15 de novembro nos ginásios Aecim Tocantins e Palácio das Artes Marcias, ambos no bairro Verdão, em Cuiabá. Para o lançamento estão confirmadas as presenças de professores e mestres da Academia Shotokan, tradicional escola de Karatê-Do Tradicional da Capital, que coleciona inúmeros títulos nacionais e internacionais.
“No Panamericano vamos ter atletas do Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, México, Costa Rica, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela”, antecipa o presidente do Comitê Organizador, mestre José Humberto Lucio, que é faixa preta 6º DAN.
Também está confirmada a presença do presidente da Confederação Brasileira, Osvaldo Mendonça Junior e do secretário de Esporte e Lazer, Baiano Filho, além do presidente da AL, deputado José Riva (PP). Após o lançamento, atletas farão uma breve apresentação de defesa pessoal no saguão da AL.
O professor José Humberto informou que a expectativa de público para o campeonato é grande, já que haverá lutas durante os três períodos, nos dois ginásios, sendo que as finais acontecerão à noite. A cerimônia oficial será no dia 13 de novembro, às 19 horas, no Ginásio Aecim Tocantins. “Esperamos aproximadamente 12 mil pessoas”. A entrada é franca.
SHOTOKAN – Fundada em 1979 pelo mestre José Humberto Lucio, a academia Shotokan tem aproximadamente 150 karatecas e coleciona títulos mundiais. Também são professores: Vilda Aparecida Lucio – 5º DAN; Adirce Castanhede – 5º DAN e capitã da Seleção Brasileira; Gerson Messias – 2º DAN; Ramos Delgado Filho – 1º DAN e Eric David dos Santos – 1º DAN.