Os funcionários da empresa Tocantins, que presta serviço de limpeza à Assembléia Legislativa, participam neste sábado, dia 18 de novembro, de uma palestra sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. A palestra será ministrada pelo coordenador de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Figueiredo Abreu, no auditório Renê Barbour, das 10h às 12 horas.
O objetivo da palestra é promover a sensibilização dos funcionários da limpeza sobre a necessidade de dar uma destinação adequada ao lixo.
Hoje, mesmo constando em contrato que a empresa deve fazer a coleta seletiva do lixo na Assembléia, a Casa tem instituído o Programa de Coleta Seletiva, que desenvolve ações neste sentido, desde janeiro de 2006.
Desde a sua implantação na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em 2003, o Plano Estratégico tem sido um instrumento de mudanças que oferece oportunidades para quebra de paradigmas e indica rumos para uma transformação da realidade presente.
Um relatório divulgado mostra que no período 2004/2005, o Plano atingiu 54 das 64 metas estabelecidas. “Foram metas voltadas para as questões meio, ou seja, são atividades que dão subsídios para atividades fins”, exemplifica o coordenador do Plano Estratégico, Abílio Camilo Fernandes.
Para 2006, a coordenadoria resolveu alterar a metodologia, deixando as metas e adotando programas. Ao todo foram definidos 11 programas, sendo que 10 deles estão com atividades em desenvolvimento. “Há um longo caminho a percorrer, contudo, podemos afirmar que as diretrizes estabelecidas pela Mesa Diretora levarão a Assembléia a atingir a excelência nos serviços num espaço de tempo bastante razoável”, lembra o professor.