Imagens de estrelas, galáxias, planetas e outros astros, exibidos em 20 painéis, poderão ser apreciadas de hoje segunda-feira (21/09) à quarta-feira (23) na exposição “Paisagens Cósmicas – Da Terra ao Universo”, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A abertura do evento será às 15h de segunda. Além de textos que explicam os fenômenos observados e orientam sobre o conhecimento da astronomia, o visitante fará uma viagem da Terra à origem do Universo, o Big Bang, em belas paisagens cósmicas.
O evento é organizado pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa, em celebração ao Ano Internacional da Astronomia e dos 400 anos da invenção do telescópio por Galileu Galilei. A exposição é do astrônomo amador e apresentador do Programa “De Olho no Céu”, produzido pela TV Assembleia, Canal 30, Eduardo Baldaci. No programa de 10 minutos, exibido diariamente, o telespectador aprende um pouco mais sobre astronomia por meio de documentários
“A exposição é consequência da iniciativa da Mesa Diretora da Casa, que pediu à TVAL um programa sobre o assunto, diante do ano da astronomia. Os deputados acreditam que o tema é importante e que, em função da comemoração, deveríamos disponibilizar o conhecimento para a população. De uma conversa com Baldaci surgiu a ideia do programa e agora, com o Instituto Memória, surgiu a exposição”, informou o superintendente da TVAL, Wanderley Oliveira.
A superintendente do Instituto Memória, Ísis Catarina Brandão lembra que o tema é usado em exposições que acontecem no mundo inteiro. “Em Mato Grosso ele é explorado em duas vertentes, uma pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outra pelo Nó Space. A ação deste último começa aqui na AL e a intenção do Nó Space é levar a exposição ao maior numero de espaços. Vale à pena visitar a exposição que mostrará fotos tiradas por grandes observatórios, muitas, nunca vistas antes”, disse Ísis.
Baldaci explica que a exposição é um evento mundial e já percorreu simultaneamente diversas cidades em todo o mundo, graças a um programa da Organização das Nações Unidas (Unesco) que uniu astrônomos amadores e profissionais em busca da popularização global da astronomia.
O astrônomo amador é autor do projeto Planetário-Observatório de Mato Grosso, objeto de duas indicações por parte da AL. Ele espera que eventos como a exposição estimulem o interesse do público pela milenar ciência. E também, que desperte o Poder Público para a real necessidade de Mato Grosso ter um Centro de divulgação e de difusão da astronomia.
Depois de passar pela Casa de Leis, a exposição será levada a outros lugares públicos e instituições de ensino. Os interessados em solicitar a visita da exposição podem entrar em contato com Baldaci pelo endereço eletrônico: astronomo@eduardobaldaci.com ou pelo telefone: 3613 6588.
SID CARNEIRO