Está confirmada para esta quinta-feira, às 15h, a audiência para debater medidas de prevenção às drogas. A audiência pública foi solicitada pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-MT), e requerida pelos deputados estadual Mauro Savi, líder do governo na Assembléia, e Sérgio Ricardo (PR), presidente da Casa.
A discussão está inserida na programação da IX Semana Nacional de Prevenção às Drogas e da VI Semana de Prevenção às Drogas, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), através da Coordenadoria Geral de Prevenção as Drogas, juntamente com parceiros.
A intenção é chamar a sociedade para discutir os problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, e, principalmente, buscar mecanismos para a prevenção desta prática, que muitas vezes, começa em casa. Um dos principais reflexos do abuso de drogas é o crescimento indiscriminado da violência. Violência essa que, além de trazer sérias implicações para os usuários, reflete nas famílias e na sociedade em geral.
Entre os temas propostos para a audiência estão a Lei sobre Drogas-11.343/06, Justiça Terapêutica, Lei Maria da Penha, “Importância da Família no Tratamento do usuário/dependente de álcool e drogas”, AMOREXIGENTE (AE), “Importância dos Grupos de auto-ajuda no Tratamento do usuário/dependente de álcool e drogas”, Alcoólicos Anônimos (AA), Atendimento aos usuários de álcool e drogas – Não Governamentais (Comunidades Terapêuticas) e Atendimento aos usuários de álcool e drogas – Governamentais.
O início da audiência, que será realizada no auditório Licínio Monteiro, da Assembléia Legislativa, está previsto para às 15h e o término para às 18h.
Marcia Raquel