quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaAL contrata consultoria e classifica relatório do TCE como alerta

AL contrata consultoria e classifica relatório do TCE como alerta

 

A Assembleia Legislativa abrirá processo licitatório para a contratação de consultoria técnica com o objetivo de promover a fiscalização das obras executadas pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente do legislativo estadual, deputado José Riva (PSD).

 

Desde o início do ano, Riva tem dito que uma das metas da Assembleia Legislativa neste ano é de intensificar o acompanhamento das obras da Copa do Mundo, do MT Integrado e dos cinco programas que serão implantados pelo Poder Executivo, como Pró-Invest e Pró-Concreto. Na abertura dos trabalhos, o presidente do legislativo explicou que está debatendo a exaustão o assunto com os demais parlamentares e até o final do mês, a Casa de Leis deve ter finalizado os entendimentos sobre como vai aprimorar a fiscalização das intervenções.

 

“Discutimos intensamente na semana passada com nossa equipe técnica sobre o assunto e concluímos que não temos aparato suficiente para fiscalizar todas essas obras que estão em andamento. Precisamos fazer uma licitação para a contratação de uma consultoria que tenha conhecimento profundo na área de engenharia para fazer esse acompanhamento com os deputados”, explicou Riva.

 

Riva argumentou que é necessária a atitude em função dessa ser uma das atribuições dos deputados estaduais, de fiscalizar os atos do Poder Executivo. “Temos essa obrigação, de acompanhar desde o nascedouro, até a licitação e execução da obra. Porém, precisamos de uma assessoria técnica capacitada para fazer isso. A sociedade cobra os deputados e por isso, vamos fiscalizar com rigor para que as obras sejam executadas com qualidade”, argumentou.

RELATÓRIO DO TCE – O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta atrasos nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá, serve como alerta para o Governo do Estado.

“O próprio governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que o relatório serve de alerta e que esta preocupado. Quando vi os dados do TCE, fiquei muito preocupado, pois tem várias vertentes. A primeira é o estado de alerta, outra é no campo jurídico, se houver alguma paralisação de obra, o prejuízo será enorme. O terceiro ponto é se a Assembleia Legislativa possui aparato técnico para debater sobre o assunto com os poderes, e por isso decidimos contratar a consultoria para fazer a medição das obras, testar a veracidade dos dados apresentados”,disse Riva.

 

Mesmo apontando o relatório como um alerta, o presidente do legislativo considerou que algumas situações precisam ser esclarecidas. “Conversei com o governador sobre o assunto e um dos questionamentos feitos pelo TCE, é sobre o pagamento para a aquisição de material que vai fazer parte da cobertura da Arena Pantanal, o que é perfeitamente legal. Não dá para considerar isso uma irregularidade. A questão do atraso das obras, para mim é natural que em um país burocrático como é o Brasil, com tanto entrave existente, fica difícil cumprir calendário, o que é necessário é a conclusão das obras e o Governo do Estado afirma que vai terminar as intervenções para a Copa do Mundo em tempo hábil”, pontuou o parlamentar.

 

De acordo com Riva, o TCE está cumprindo perfeitamente com o seu papel em fazer este alerta para o Governo do Estado e sociedade mato-grossense. “Trata-se de um órgão que é referência no país e cumpre constantemente com o seu dever em não ser rigoroso apenas nas obras da Copa, e sim em todas as intervenções feitas. Cabe ao Poder Executivo aproveitar esse relatório para assimilar o que está errado e utilizá-lo inclusive para cobrar e alertar as empresas responsáveis pela execução da obra. O próprio governador falou em criar essa preocupação para as próprias empreiteiras, e temos que admitir que a culpa não é toda do Poder Executivo”.

 

Ainda sobre o relatório do TCE, o parlamentar disse que tem conversado com pessoas de outros Estados e que apesar do atraso constatado, Cuiabá ainda é uma das cinco cidades mais adiantadas no andamento das obras. “Acredito que a Arena Pantanal ficará pronta, assim como as obras da Miguel Sutil. Tinha dúvidas quando ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas estou convencido de que ficará pronto até abril de 2014”, opinou o deputado.
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes