A pedido do presidente da Assembleia Legislativa, os 18 anos de criação do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa – Sindal serão comemorados em sessão especial hoje (22), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, às 15:00. Na oportunidade, os servidores com serviços prestados ao sindicato serão homenageados com Moção de Congratulação. Além de deputados e servidores, o convite da cerimônia foi estendido ao Governador do Estado, secretários de Estado e bancada federal.
Criado no dia 24 de setembro de 1993, o Sindal completa 18 anos em defesa dos direitos dos servidores do Poder Legislativo. Muitos avanços foram conquistados. Entre eles, a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS; cursos de graduação e pós-graduação através da consolidação da Escola do Legislativo; convênios com serviços saúde, farmácias e drogarias, lojas de confecções, dentre outras atividades que facilitam o dia a dia do servidor.
De acordo com o presidente do Sindal, Leonir de Freitas, o próximo desafio será a construção e instalação da creche para filhos dos funcionários da AL. O terreno já está garantido numa área cedida pelo Governo do Estado, no Centro Político Administrativo. “Queremos que esteja funcionando a partir de 2012”, garante Leonir. Cita também que diante das várias conquistas a construção do núcleo habitacional para os servidores foi um marco em 2010.
“São por essas razões que a Assembleia Legislativa tem a honra em homenagear os seus servidores que muito contribuem para o bom funcionamento deste poder”, reconhece Riva.
A servidora Maria Helena Caramello, atual chefe de gabinete da Presidência do Poder Legislativo, foi a primeira presidente do Sindal em 1993, sendo reeleita em 1995. Na sequência, a entidade foi comandada pelo professor Ataíde Pereira de Almeida, hoje coordenador pedagógico da Escola do Legislativo. Ele foi presidente por duas vezes, nas gestões de 2002/2003 e 2004/2005.
Depois foi a vez da servidora Jucilânia Alves Moreira de comandar o sindicato no período de 2006 a 2008. Atualmente, o mandato tem a duração de três anos. E o atual presidente, que assumiu em abril de 2008, foi reeleito em 2011.