Uma frente fria muito forte começa a avançar sobre o Centro-Oeste nesta terça-feira espalhando nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul e a parte centro-oeste e sul de Mato Grosso nesta terça-feira. A situação é de alerta para temporais e ventania que poderão ocorrer também na região metropolitana de Campo Grande e de Cuiabá. O forte choque térmico entre o ar muito quente que predomina sobre o Centro-Oeste e o ar polar intenso que vem com esta frente fria vai colaborar para a formação das nuvens que provocam os temporais.
Esta frente fria vem trazendo ar extremamente frio, que ainda não foi experimentado este ano no Brasil. Os ventos gelados começam a entrar em Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de Mato Grosso fazendo a temperatura baixar. Mas o frio mais intenso será sentido durante a quarta e quinta-feira, quando a temperatura poderá ficar abaixo dos 10°C em Mato Grosso do Sul.
Recorde de frio
O ar polar muito intenso vai derrubar temperatura e esta semana teremos as menores recordes de frio. Na região de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, os recordes de frio já poderão ocorrer nesta terça-feira. A madrugada e a tarde desta terça-feira devem ser as mais frias do ano em Campo Grande. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Campo Grande este ano foi de 16,5°C, no dia 12 de março. A tarde mais fria foi a do dia 10 de janeiro, quando a temperatura máxima foi de apenas 23,8°C.
O a partir de quarta-feira. Na quarta-feira, 27 de abril, poderá ter temperatura abaixo dos 10°C ao amanhecer, e recordes de frio poderão ocorrer também em e em . Em, a queda da temperatura será mais acentuada na quinta-feira.
O mapa mostra a temperatura mínima estimada para o começo da manhã de 28/04/16.
Geada
Os agricultores do sul de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos com forte queda da temperatura entre os dias 28 e 30 de abril. Pode gear!