O técnico uruguaio Diego Aguirre tem duas preocupações para o duelo desta quinta-feira contra o Colón, às 21h45 (de Brasília), em Santa Fé, na Argentina, pela segunda fase da Copa Sul-Americana. A primeira, mais evidente, é classificar o São Paulo, que entra em campo com a desvantagem da derrota (1 a 0) sofrida no estádio do Morumbi, na capital paulista, no jogo de ida. A segunda é ver 11 camisas tricolores ainda em campo após o apito final.
Isto porque terminar um jogo com o time completo nesta competição vem sendo tarefa impossível para o São Paulo. Em três partidas disputadas na atual edição, a equipe recebeu quatro cartões vermelhos. O último a ser expulso foi o atacante Brenner, que se desentendeu com o lateral-direito Emmanuel Olivera no primeiro encontro contra o Colón e recebeu a advertência após empurrar o argentino. Detalhe: ele entrou na partida aos 42 do segundo tempo e foi para o chuveiro seis minutos depois.
“Isso não pode acontecer. O São Paulo não tem que entrar em nenhuma briga nem tomar cartões vermelhos. Temos de tentar terminar o jogo com todos os jogadores em campo, é muito importante”, cobrou em entrevista concedida na última terça-feira o técnico são-paulino, que só não viu o número de advertências aumentar porque a arbitragem não observou a troca de agressões entre Diego Souza e o argentino Ortiz no mesmo jogo. Já naquela ocasião, Diego Aguirre lamentara o estado de nervos do time.
O episódio com o camisa 9, aliás, foi uma das razões para o técnico nem levar o seu artilheiro para a Argentina, onde o clima não deverá ser dos mais amenos. Além dos lances envolvendo Brenner e Diego Souza, houve bastante contato físico e muito bate-boca entre os jogadores.
Um levantamento feito no final de julho já mostrava que o clube tricolor acumulara, até a primeira partida diante do Colón, 11 expulsões nas 12 partidas anteriores disputadas por torneios da Conmebol – Copa Libertadores ou Copa Sul-Americana. Agora, portanto, são 12 vermelhos em 13 confrontos.
Confira a lista atualizada:
LIBERTADORES DE 2016
São Paulo 2 x 1 River Plate-ARG (13/04, fase de grupos) – Expulso: João Schmidt
The Strongest-BOL 1 x 1 São Paulo (21/04, fase de grupos) – Expulsos: Dênis e Calleri
Toluca-MEX 3 x 1 São Paulo (04/05, oitavas de final) – Expulso: Centurión
São Paulo 0 x 2 Atlético Nacional-COL (06/07, semifinal) – Expulso: Maicon
Atlético Nacional-COL 2 x 1 São Paulo (13/07, semifinal) – Expulsos: Lugano e Wesley
Rosario Central-ARG 0 x 0 São Paulo (12/04, 1.ª fase) – Expulso: Rodrigo Caio
São Paulo 1 x 0 Rosario Central-ARG (09/05, 1.ª fase) – Expulsos: Cueva e Petros
São Paulo 0 x 1 Colón-ARG (02/08, 2.ª fase) – Expulso: Brenner
ISTOÉ