Normalmente, o nanismo não tem cura
A Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo agora é lei. A lei de autoria do vereador Demilson Nogueira (PP), foi sancionada pelo prefeito no dia 05 de agosto e aprovada pela Câmara Municipal no dia 14 de julho, a medida de n°6.849/2022 coloca a semana no Calendário Municipal, a ser realizado anualmente no mês de outubro.
O Nanismo é um transtorno que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, que resulta numa pessoa com baixa estrutura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo podendo afetar mulheres e homens indistinamente que, salvo raríssimas exceções, mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal e de boa qualidade.
Em muitas situações, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com preconceito e a discriminação social e a contornar dificuldades de acesso em ambientes preparados para receber pessoas mais altas.
Normalmente, o nanismo não tem cura, mas o tratamento pode aliviar algumas das complicações ou corrigir deformidades que podem surgir com o desenvolvimento da criança.
O parlamentar defende a justificativa que a medida visa combater ” muitas vezes a pessoa tem essa deficiência precisa de ajuda para realizar tarefas simples, como utilizar o caixa eletrônico o transporte público, alcançar os produtos nas prateleiras de supermercados, entre outras dificuldades, o nosso PL vem para divulgar informações sobre o tema, cobrar das autoridades e estabelecimentos públicos e privadas, adequações, acesso a acessibilidade e sobretudo a conscientização e respeito com esses indivíduos”, disse o vereador.
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a regulamentação da matéria, e promoverá as atividades.
Andressa Sales/ Gabinete Vereador Demilson Nogueira
Foto:Secom CMC