A discussão do projeto de reestruturação do transporte intermunicipal de passageiros vem movimentando a Baixada Cuiabana. Pela primeira vez a população está contribuindo com sugestões para melhorar o transporte, por meio de consultas públicas, promovida pela Ager (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso). Na última sexta-feira (22.02), foi a vez da população do município de Acorizal (60 km de Cuiabá) ser ouvida. Com o tema – qual o transporte que você deseja? A Ager quer ouvir você! -, a consulta de Acorizal reuniu cerca de 450 pessoas, no ginásio Odil Ferreira.
A exemplo das consultas públicas realizadas nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Jangada, o anseio da população de Acorizal é por um transporte de qualidade, com tarifas acessíveis e que possa de fato viabilizar a integração do município com as demais regiões do Estado, principalmente com Cuiabá.
De acordo com a professora, Maria José Figueiredo, a participação da sociedade no processo de reestruturação do transporte é um avanço, que demonstra o interesse do Governo do Estado em melhorar a qualidade do transporte. “A realização da consulta pública em Acorizal é importante para que possamos exercer nossa cidadania e contribuir com Ager para adequar o transporte com as necessidades das pessoas que utilizam os ônibus”, destacou a professora. Ela acrescentou ainda, que o município de Acorizal precisa de ônibus de qualidade e de tarifas populares. Estamos tão próximos da Capital, mas tão distantes ao mesmo tempo, pois o valor do transporte prejudica essa aproximação”.
Além da qualidade do transporte, o comerciante, Juizino da Silva Santos, reclamou do custo elevado da tarifa do ônibus intermunicipal e solicitou que a implantação do novo sistema de transporte seja antecipada pela Ager. “A passagem do ônibus de Acorizal para Cuiabá é R$ 10,00, é muito cara. Com uma tarifa mais barata, a população poderia estudar ou trabalhar em Cuiabá e retornar todos os dias para nossa cidade. Por tudo isso, pedimos que as mudanças no transporte aconteçam ainda em 2008”, reivindicou o comerciante.
A intenção da Ager é ampliar o canal de comunicação com a sociedade mato-grossense, ouvindo as reclamações e sugestões dos usuários do transporte nessas consultas públicas. Todas as reivindicações vão subsidiar o planejamento e a implantação do novo sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, por isso, que todas as consultas são gravadas, informou a presidente da Ager, Márcia Vandoni.
A presidente a Agência Reguladora, disse que o diferencial das consultas é que antes de iniciar o projeto de reestruturação do transporte a população está sendo ouvida. “Não temos um projeto definido, vamos elaborá-lo com a ajuda da sociedade. A primeira fase dessa reestruturação é saber o que as pessoas pensam sobre o transporte intermunicipal e o que elas desejam que mude no sistema. Paralelo às consultas, estamos realizando uma pesquisa de campo em todas as regiões do Estado. Isso tudo para garantir que a reestruturação atenda as demandas dos usuários de transporte”.
Para o prefeito Municipal de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, o desenvolvimento de Acorizal também passa pelo transporte. “Nosso povo vem sofrendo há anos com um transporte deficitário. Precisamos de um transporte mais rápido, de qualidade e com tarifas compatíveis com renda das pessoas. Não adianta o prefeito buscar sozinho junto a Ager, resolver os problemas do transporte intermunicipal, a população precisa participar dessa discussão. As consultas ajudam que os projetos de interesse público possam ser definidos em conjunto com a população”, ressaltou o prefeito.
Márcia Vandoni esclareceu também que a reestruturação e implantação do novo sistema de transporte fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Governo do Estado, Ager e o Ministério Público, em 25 de setembro 2007. O Termo tem como objetivo realizar um estudo técnico para levantar as necessidades presentes e futuras dos serviços de transporte no Estado de Mato Grosso. Além de deflagrar o processo licitatório e os subseqüentes contratos de concessão do serviço.
A próxima consulta pública de transporte será realizada em Santo Antônio do Leverger, no dia 29.02 (sexta-feira), às 18h, no Salão Paroquial. Ainda está prevista para a primeira quinzena do mês de março, consultas públicas nos municípios de Poconé e Rosário Oeste.
As consultas públicas de transporte promovidas pela Ager, contam também com a participação dos diretores reguladores da Ager, Marco Prado (transpores) e Francisval Mendes (Ouvidoria), com a procuradora jurídica da Ager, Cristiana Espírito Santo Rodrigues, técnicos reguladores, representantes do Poder Legislativo Municipal e da sociedade civil.