A presidente da Ager (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso), juntamente com Ernane Miranda, coordenador do Programa De Modernização do Ministério das Cidades e repesentante do Ministro das Cidade, nesta quinta-feira, 17,às 08h, dará inicio aos trabalhos de diagnostico do saneamento no Estado.
O diagnóstico que será realizado em Mato Grosso faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica do Governo do Estado, por intermédio da Ager e Sinfra com o Ministério das Cidades que será fundamental para o desenvolvimento de ações que buscam o fortalecimento e a melhoria da prestação dos serviços de saneamento no Estado.
Conforme a presidente da Ager, Márcia Vandoni este diagnóstico apontará as necessidades de investimentos nos municípios, os problemas técnicos e institucionais, além de sugerir medidas que precisam ser tomadas para a priorização dos investimentos, implementação da Lei 11.445/07 de Diretrizes Nacionais em Saneamento e da Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário definida pela Lei 7.638.
O consórcio de empresas que fará o diagnóstico, foi contratado pelo Governo Federal, no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de Reais), a empresa tem o prazo de 10 meses para executar o trabalho.
Serão debatidos pelos técnicos da Ager, Sinfra, AMM, Sema, Seplan, Ses, MT-Regional e Ministério das Cidades as expectativas dos contratantes, apresentação do escopo dos trabalhos pelo Consórcio, o nivelamento de expectativas, o plano de trabalho e metodologia e a proposição de agenda para seqüência dos trabalhos.