A presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso, Márcia Vandoni apresentou,o Projeto de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros (STCRIP) ao
presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).
Objetivo principal é remodelar o sistema interligando todos os municípios do estado
com menor custo e excelência na qualidade dos serviços prestados.
Riva conheceu detalhes do projeto, como os aspectos estratégicos necessários
para a efetivação do sistema. Entre as diretrizes abordadas estão às áreas
tecnológicas, de infraestrutura, modicidade tarifária e base de dados geoprocessados.
Uma das novidades será a realização das licitações em bloco e não linhas isoladas como acontecia antes. A Agência Nacional Transportes
Terrestres (ANTT) garante que o projeto vai reduzir as tarifas. A Ager quer, ainda, diminuir o tempo da viagem.
Riva lembrou que essa é uma lei que precisa ser remodelada, pois com o desenvolvimento e crescimento acelerado, Mato Grosso vive um novo momento.
Ele destacou que a qualidade dos serviços é uma das preocupações do setor.
“Pois, quando se tem uma única empresa responsável pela linha, ela acaba
relaxando e prestando um serviço de má qualidade.
Então, fiz questão de apontar essa preocupação”, afirmou Riva, ao propor a apresentação do novo
sistema aos demais deputados na reunião do Colégio de Líderes do próximo dia 14.
Atualmente o coeficiente tarifário é de R$ 0,15. A meta da Ager é chegar a R$ 0,09. Em fase conclusiva do projeto, Márcia disse que assim que for trabalhada a parte jurídica, o sistema ficará à disposição do Governo do
Estado para deliberação.
Para a elaboração do projeto, 30 cidades foram consideradas pólos e deverão ganhar terminais rodoviários. As definições e estudos indispensáveis para que o novo sistema seja licitado e operacionalizado foram apresentados por membros do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran).
“Objetivo é afinarmos a nossa relação com a Assembleia Legislativa porque qualquer reestruturação no sistema de transporte tem uma implicação econômica, social e política muito grande. Por isso, queremos iniciar as
discussões com a Assembleia, para que possamos concluir esse trabalho dentro do prazo definido no Termo de Ajustamento e Conduta”, explicou Marcia Vandoni.
Ela ressaltou que a ideia é buscar a modicidade da tarifa, eficiência e a racionalidade no próprio sistema. E que as concessões deixam de ser feitas por linhas individuais, ou seja, quem levar a linha com melhor rentabilidade, também ficará com as de menor atratividade, de forma que toda a população seja bem atendida.