Como evitar baratas e ratos em sua casa? Como cuidar adequadamente de seu cão e seu gato? Esses e outros questionamentos serão respondidos nesta semana pela Diretoria de Vigilância Ambiental de Várzea Grande.
Os 170 servidores do órgão participarão até o dia 17 – de um curso com dois temas. Um será sobre como evitar animais sinantrópicos – baratas, ratos, morcegos – e outro a respeito dos cuidados básicos de animais domésticos.
Segundo a diretora do órgão, Vilma Jucineide de Souza, os agentes que atuam na rua de casa em casa no combate à dengue, são questionados por donas de casa a respeito de dicas sobre esses dois grandes problemas enfrentados pelas pessoas.
“Os animais sinantrópicos moram nas casas porque nós damos condições para eles. Ratos e baratas gostam de comida e abrigo. E eles encontram isso na maior parte das residências”, exemplifica.
Conforme Vilma, os agentes vão poder esclarecer a maior parte das dúvidas dos moradores. Com isso, poderão combater esses animais que acabam trazendo doenças para as pessoas.
Em relação ao convívio com animais domésticos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebe dezenas de pedido de ajuda de donos de cães que não sabem o que fazem quando eles envelhecem. “As pessoas esquecem que os animais domésticos precisam de vacina, de médico e de abrigo”.
Lembra que, às vezes, as pessoas compram um cão e não sabem a raça direito. O animal quando adulto fica grande demais para o ambiente.
O curso de como evitar animais sinantrópicos e posse responsável de animais domésticos ocorre durante todo o dia no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Rei. Mais informações pelo fone 3688 8203