Policiais militares da Companhia de Guardas do 5º Batalhão, realizaram a prisão do agente penitenciário José Santana Belchior Júnior, 25 anos, tentando entrar com celulares e droga no presídio Major Eldo de Sá, ‘Mata Grande’. Ele que trabalha na parte administrativa da penitenciária foi pego durante uma revista pessoal por policiais militares.
O diretor da Mata Grande, Agno Sérgio Silva Ramos, contou que a PM já tinha informações de que o agente estaria levando mercadorias para os presos e que hoje um dos policiais desconfiou da ação do agente. O PM conta que percebeu que José saiu do lado de fora do presídio e entrou em seu carro, fechando as portas e ficando por alguns minutos dentro do veículo.
Ao retornar, o policial pediu para fazer a revista e encontrou um celular na cueca do agente e na meia estava um carregador. A revista também aconteceu no carro de José, onde foram encontrados mais três celulares, carregadores, um tablete de entorpecente, cigarros, chips de celular e fones de ouvido.
O diretor afirmou que José estaria levando drogas a pedido da esposa de um dos detentos e que ele chegou a citar os nomes, mas neste momento prefere resguardar a identidade até que o caso seja investigado. Para o diretor a punição que deveria ser aplicada ao agente seria a exoneração e a prisão.
“É uma vergonha ver um servidor fazendo isso. Fico triste com uma situação como essa porque são 130 agentes trabalhando na penitenciária e acredito que 99% tem o compromisso com a função desempenhada, mas uma situação como essa acaba sujando a categoria”, desabafa o diretor.