A última e mais importante etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa deste ano de 2009, que acontece de 1º a 30 de novembro, será lançada oficialmente nesta quinta-feira (29.10), ás 09 horas, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), no Centro Político Administrativo (CPA) em Cuiabá.
A meta é vacinar 100% do rebanho bovino e bubalino do estado, ou seja, mais de 26 milhões de animais. “Esta etapa inclui animais de todas as idades, por isso, é fundamental que o produtor rural, mais uma vez cumpra o seu papel e vacine seu rebanho” destacou Décio Coutinho, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Na etapa de maio da campanha, o índice de vacinação chegou a 99,72% dos animais com até dois anos de idade. A expectativa para esta etapa é de que novo recorde de cobertura vacinal seja alcançado “Os produtores de Mato Grosso estão conscientes em relação à importância da vacinação. A Famato e os sindicatos rurais do estado estão empenhados e atuando junto à base no alerta aos produtores sobre a necessidade da vacinação. Nós já comemoramos 13 anos sem registro de ocorrência da doença e tenho certeza que, com o esforço de todos, nós vamos continuar mantendo a doença longe do nosso rebanho” disse o diretor-tesoureiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira Neto.
A comercialização da vacina já foi liberada pelo Indea, atendendo solicitação da Famato. A entidade continua aguardando uma resposta do Ministério da Agricultura (Mapa) quanto à liberação imediata da vacinação.
Elisete Mengatti / Cleber Gellio