Leia a íntegra da nota da FAB:
Com relação à reportagem “Caos Aéreo”, publicada na edição desta semana da Revista Isto É e reproduzida na internet pelo site Terra, o Comando da Aeronáutica vem a público prestar esclarecimentos para desmentir falsas e alarmantes notícias contidas ali e esclarecer melhor a população sobre o assunto:
1) Não é verdade a descrição feita sobre o suposto incidente com a aeronave que transportava o Ministro da Defesa no dia 13 de novembro.
2) O ministro voou em duas aeronaves nesse dia, no trecho Salvador-Rio de Janeiro-Brasília, e não houve nenhum registro indicando que um desses aviões militares tenha ultrapassado o limite seguro de distância permitido em relação a outros tráfegos civis, muito menos que tenha ocorrido uma “manobra evasiva”.
3) O autor da reportagem esteve no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) na última quinta-feira (16/11), a convite, e, em nenhum momento, pediu esclarecimentos do Comando da Aeronáutica sobre esse suposto ocorrido ou os demais pontos descritos.
4) Não foi dado ao Comando da Aeronáutica o direito de resposta, a exemplo de outros veículos de comunicação que procuraram a instituição para obter esclarecimentos sobre o mesmo assunto.
5) A reportagem traça um cenário alarmista e tendencioso sobre a situação do tráfego aéreo no país, inquietante para os usuários, num momento em que o governo inicia uma séria e importante discussão sobre o tema, que conta com a participação da Aeronáutica. Na prática, a matéria jornalística parece concentrar seus esforços apenas em arrumar críticas contra o sistema de controle de tráfego aéreo, sem o equilíbrio que deve nortear o bom jornalismo, o que pode levar o leitor a uma interpretação bastante distorcida da realidade. Fomenta, de modo irresponsável, o medo e a insegurança.
6) É importante destacar que a revista não procurou o Comando da Aeronáutica para checar nenhuma das informações veiculadas nessa reportagem. Tendo em vista a importância do trabalho da imprensa, o Centro de Comunicação tem atendido jornalistas na questão do controle de tráfego aéreo, a exemplo do que aconteceu na última quinta-feira, quando a reportagem, ao que parece, já estava fechada.
7) O Comando da Aeronáutica esclarece que o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro é seguro e que estão sendo tomadas providências, em conjunto com diversos órgãos do governo, para que seja resolvido o problema dos atrasos e para que esse serviço público seja aprimorado e melhorado, em benefício do país.
8) Lamentamos que, mesmo tendo tido a oportunidade de esclarecer junto à Aeronáutica todas as dúvidas sobre o material que possuía, o veículo tenha preferido optar pela publicação de opiniões pessoais e direcionadas. Se optasse pela isenção, teria dados mais esclarecedores para os leitores e contribuiria para uma melhor discussão sobre o assunto.
US