O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse hoje que o nome do pré-candidato do PSDB à Presidência pode ser definido nesta sexta-feira. Ele disputa a indicação para encabeçar a chapa tucana presidencial com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Na sexta, Aécio se encontrará com Serra no Piauí. “Eu acho que sim. Nessa conversa com o governador Serra, tá?”, respondeu ele ao ser questionado se a decisão sairia nesse dia.
Aécio defende que o PSDB escolha seu candidato até o final de dezembro –embora já tenha admitido esperar até janeiro. Já Serra manifestou que pretende adiar o quanto puder a decisão. “O que eu posso garantir para vocês é que não passará do início de janeiro. Vamos aguardar o mês de dezembro, que é o mês que o partido poderia tomar uma decisão, passadas as festas, já volto, na semana seguinte às festas, para tomar uma decisão.”
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que Serra lidera a corrida pela Presidência da República em 2010, com 38% das intenções de voto em novembro. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, recebeu 17% das intenções de voto. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato do PSB à Presidência, ficou com 13%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece em quarto lugar, com 6%.
Se Serra sair da disputa e Aécio for escolhido candidato do PSDB em 2010, os responsáveis pela pesquisa não acreditam que a diferença de Serra para os demais candidatos será transferida integralmente para Aécio. “Quem terá maior ganho é o candidato Ciro Gomes, que deve receber cerca de 13% desses votos”, disse o diretor de operações da CNI, Rafael Luchesi.
O diretor da Confederação Nacional da Indústria acredita que Aécio teria apenas 5% dos votos de Serra, enquanto o restante também seria dividido entre Dilma e Marina. A avaliação de Luchesi está em cálculos matemáticos, sem uma avaliação política da disputa eleitoral.
F.Online