Diante do contexto nacional em que as preocupações com a pandemia do COVID-19 e a sua rápida proliferação no Brasil tem ocorrido, e em consonância com a decisão de outras entidades representativas de categorias sindicais e movimentos sociais, a Associação dos Docentes da UNEMAT- ADUNEMAT, determinou, na manhã de hoje (16), pela manutenção da GREVE do dia 18 de março e SUSPENSÃO de todas as atividades acadêmicas da UNEMAT.
Também foi deliberado pelo Sindicato, a suspensão dos atos públicos de rua, convocados pelos segmentos da comunidade acadêmica da UNEMAT, em conjunto com as entidades de movimentos sociais e sindicais de Mato Grosso. As atividades públicas fariam parte da programação da Greve Geral da Educação e dos Serviços Públicos, convocada em pelo ANDES-SN e aprovada em Assembleia Geral da categoria dos docentes da UNEMAT no dia 18 de fevereiro de 2020.
Com o cancelamento das atividades em âmbito público como forma de minimizar as possibilidades de contágio em massa do COVID-19, a Associação convoca a categoria dos docentes e defensores da educação pública para utilizar as redes sociais como instrumento de luta durante o dia 18. “Utilizaremos as redes sociais para nossas manifestações e será necessário a participação de todos e todas para que as ruas possam ser substituídas pelas redes, sem risco de contaminação e sem recuarmos de nossas lutas em defesa da educação, dos serviços públicos e da Democracia”, reforçou a vice-presidente da Adunemat, Edna Sampaio.–